Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

28.1.07

A psicoterapia é um serviço oferecido por psicólogos que tem como objetivo ajudar aqueles que nos procuram a encontrar soluções para o que os afligem. Contudo sendo psicólogos sabemos que há uma enorme variedade de abordagens e linhas teóricas, gostaria de saber a opinião de vocês no que diz respeito a essas diferenças, vocês consideram que afeta o resultado final para o cliente? se sim como? se não porque? Eu particularmente acredito que sim! Sei que cada um tende a defender seu próprio terreno, mas vamos deixar as "birras" de lado e falar abertamente sobre esse tema. Afinal de contas a psicoterapia é um processo de AJUDA.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O resultado final para mim é função não da linha teórica, mas sim da habilidade do terapeuta em estabelecer conexões saudáveis e positivas com o paciente. A teoria auxilia o profissional a entender e analisar a história do paciente. Você enquanto terapeuta pode ter se dedicado a leituras e mais leituras, contudo se suas atitudes não se adaptam às necessidades do paciente, não consegue escutá-lo e é rude no contato, o resultado para o cliente será ruim. Sim ruim, pois o terapeuta também pode ser destrutivo se não tiver autocrítica e não conhecer-se o suficiente.

    ResponderExcluir
  3. A relação terapêutica é um ponto central em todo o processo psicoterápico, sendo assim precisamos estar atentos ao que nos rodeia e ao que nós estamos respondendo ou reagindo durante o atendimento. Nós estamos respondendo às necesidades de nosso cliente ou às nossas necessidades? Estamos respondendo aos nossos valores e ideais, aos valores e ideais do nosso cliente? Analisar o próprio comportamento durante os atendimentos é uma atitude fundamental do terapeuta, pois isso irá auxiliar a oferecer o melhor serviço possível ao cliente, e ajuda a entender a necessidade dele a partir da história de vida dele e não da nossa. Afinal estamo lá para ajudá-lo a viver bem consigo mesmo, a partir da história dele e não da nossa.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que para o paciente nem sempre o que importa é a abordagem seguida pelo terapeuta, mas sim, a forma como cada abordagem trabalha e a visão de homem que ela tem, o que de fato irá influenciar na relação terapêutica, fazendo assim a diferença. Sem dúvida concordo que a experiência do terapeuta e o seu modo de lidar com as questões do paciente, irão servir de alicerce dessa relação, a qual poderá fazer sentido, gerando assim, novos olhares para o seu modo de ser e agir perante si mesmo, os outros e ao mundo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos, obrigado pelo seu comentário.
    Concordo contigo que o para o paciente a abordagem nem sempre influencia, mas acredito que estamos passando por uma fase de mudanças em relação à prática psicoterapêutica, pois cada vez mais as pessoas estão cientes da existência das diferentes abordagens e, muitos questionam sobre a abordagem do profissional. Penso que este comportamento tende a aumentar, pois quanto mais informação, maior a possibilidade de escolha.
    Acredito que a abordagem acaba influenciando, pois como você disse, cada uma tem sua visão de homem e mundo, e isto afeta a forma como nos relacionamos com nossos clientes. Sendo assim acabrá afetando no resultado.
    Existem alguns dados que mostram que infelizmente o resultado nem sempre é o melhor! É fundamental que estejamos sempre atentos para nos aprofundar em nossa prática e melhorar sempre, pois lidamos com a vida.
    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Acredito que sim, que a abordagem irá influenciar no resultado final, pois, cada abordagem tem uma forma de atuar, que varia desde o tempo de duração do processo até a forma de lidar com as mais diversas questões, não posso afirmar que uma abordagem é melhor ou pior do que a outra, mas acredito que as diferenças irão resultar em um final diferente para o processo psicoterápico.

    ResponderExcluir

Translate