Ontem eu estava a caminho da faculdade que leciono e por volta das 18h30 desabou mais uma tempestade daquelas de final de dia em São Paulo. Na enxurrada que se formou, sacos de lixo desciam rua abaixo com toda a velocidade. Esses sacos iriam parar em algum lugar... Fiquei indignado com essa cena, todo paulistano que tenha um mínimo de informação sabe que as chuvas estão violentas e qualquer objeto largado nas ruas será carregado pelas águas. Nesse momento pensei a respeito do conceito de responsabilidade - habilidade em responder - e do descaso que temos com a cidade, delegamos ao poder público a limpeza das ruas, reclamamos da falta de atenção que "eles" os políticos tem para com a cidade. No entanto, algumas medidas simples e educativas resolveriam ou minimizariam os danos nesses períodos de chuva, por exemplo, recolher os sacos de lixo que ficam em frente às casas e estabelecimentos comerciais até que a chuva passe. Não jogar lixo nas ruas. Um simples papel de bala em uma cidade com milhões de pessoas faz toda a diferença. Aonde foi parar a educação do nosso povo? E o bom senso?
Até quando esperaremos passivamente um país melhor? E a nossa responsabilidade em fazer do nosso mundo um lugar mehor para vivermos?
Indignado e com vergonha de morar em São Paulo...
Concordo plenamente sobre a educação que deveriamos ter com relação a poluição nas ruas de São Paulo, mesmo as pessoas vivenciando o caus após as chuvas, elas jogam lixo sem refletir sobre sua parcela de culpa. Sabemos que deveria sim ter mais investimentos por parte dos "responsaveis" pela nossa Cidade, mais, más sabemos tambem que é muito fácil se esconder atraz desse conceito de que somente o prefeito comete a falta...
ResponderExcluir