Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

14.4.10

Invisibilidade. Sou responsável?

"Eu não tenho nada com isso!" - "Briga de marido e mulher ninguém mete a colher" 

Vivemos num país que parece esquecer-se do conceito de responsabilidade! Desde o ditados populares que incentivam o "cada um na sua" até a invisibilidade de determinados problemas sociais graves.

Carecemos de sentido de comunidade. A tragédia ocorrida no Rio de Janeiro é um triste exemplo de como a invisibilidade está cada vez mais presente em nossas vidas.

O menino que pede dinheiro no farol, a corrupção a que nos submetemos passivamente, a educação que virou um faz de conta, no qual professores fingem ensinar e alunos fingem aprender, a favela que está prestes a desabar, o voto trocado por moradia ou cesta básica, o bolsa família e etc.

São muitos os exemplos de descaso de nossa parte. Vivemos ilhados e nada fazemos para modificar essa paisagem. Somos apenas visitantes do planeta terra, aliás mal educados visitantes.

Gostaria de iniciar aqui uma campanha a favor da responsabilidade, acredito que temos por obrigação ética cuidar melhor de nossa cidade, país e planeta. Atitudes pequenas, mas conscientes no sentido de melhorar a vida para TODOS.


Ass.: Morador do planeta terra indignado.

4 comentários:

  1. A indignação é necessária e saudável, pois cada vez mais vemos as pessoas evitando o contato com os problemas alheios, como se estes não afetassem, mas estamos todos interligados de um jeito ou de outro, portanto precisamos tirar a cortina da ignorância e abrir nossos olhos para enxergar que não estamos sós e que se trocarmos experiências de afeto, de apoio mútuo, com certeza será muito mais fácil construirmos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. O pensamento das pessoas é o seguinte.."Ainda bem que não foi comigo que aconteceu isso..".."Ainda bem que o terremoto não foi na minha cidade"....Ninguem pensa mais no proximo ,mas de maneira egoista se preocupa só com o hoje e consigo mesmo.Concordo que devemos mudar sim isso..mas antes de mudar o mundo....as pessoas precisam mudar a si mesma..
    Olha adoro esse blog..parabens aos escritores..
    Abraço !!Solange

    ResponderExcluir
  3. Segundo Mahatma Gandhi: "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".
    O ser humano precisa se conscientizar que também é nossa a responsabilidade de cuidar do nosso meio.
    Levantemos essa bandeira para que todos façam a sua parte e assim caminharmos para um futuro melhor.
    Abraços,
    Fabiane

    ResponderExcluir
  4. É muito bonito e sentimental essas ideias, certamente. Todavia, nos preocuparmos com todos os problemas aí listados pelo autor não tornaria o mundo melhor, apenas nos tornaria mais neuróticos. É necessário amadurecer e perceber que o mundo que temos é esse e que o Mundo Melhor é uma grande utopia. Não existe solução mágica, sempre haverão os mais fortes oprimindo os mais fracos e a nossa ação no mundo é sempre pontual e envolve circunstâncias imprevisíveis. O que se pode fazer é pensar nas possibilidades de vida que temos dentro do nosso contexto, porque o projeto moderno está falido.

    ResponderExcluir

Translate