Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

24.2.08

Ser o que se é

Você já deve ter escutado muitas vezes:

SEJA VOCÊ!!!!!!!

Mas o que isso significa?
Como ser você mesmo?
Você sabe quem é você?

Pois é... é difícil às vezes ser o que se é, pois em muitos momentos é complicado saber o que se quer, ou mesmo quem somos.

E a dificuldade de assumirmos quem somos de verdade?
Será que estamos preparados para nos olhar?

Para ser o que se é, o primeiro passo é ter coragem de olharmos para nós mesmo e aceitarmos nossas características pessoais. Nossos acertos, nossos erros, nossos medos, nossos monstros, nossos heróis, e por aí vai... precismos ter coragem de reconhecer nossos limites e termos coragem que abrir mão, de nos arriscarmos no desconhecido, para assim aprofundar o conhecimento que temos de nós. Enquanto ficarmos presos aos nossos padrões, acreditando que "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim", não nos permitimos novas experiências e não mudamos.

Ser o que se é exige acima de tudo CORAGEM.

Coragem de se assumir em todos os sentidos. De assumir uma postura política, de assumir um desejo, de assumir as conseqüências das próprias escolhas.
Há um enorme prazer em ser o que se é, e somente aqueles que tem coragem de se revelar ao mundo é que saberão a dor e delícia de viver plenamente.

Sim... a dor e a delícia!!!!!

É doloroso ser o que se sé, pois muitos não aceitarão, muitos se distanciarão, haverá aqueles que dirão que isso é loucura, outros poderão ter preconceito, mas por outro lado...
Você já pensou na leveza do ser que é o que se é. Imagine a dor do patinho feio, querendo ser um pato e a alegria dele ao descobrir que era um cisne, e a beleza na qual se tornou.

Seja você mesmo!!!! é muito mais leve, as pessoas irão te respeitar muito mais, irão admirar sua coragem, e muitos talvez aprendam contigo que vale apena ser o que se é!!!!

7 comentários:

  1. Esse processo de ser o que se é deve ser encarado como um processo mesmo, pois desde crianças aprendemos regras e mais de regras, isso é permitido, isso não é, inclusive há a perda espontaneidade, contudo, amadurecer significa rever todas essas regras, descobrir sua essência(valores), fortalecer-se pela diferença, somos seres únicos e temos o direito de exercermos essa condição. Respeitando sempre o outro, vivendo e deixando viver. Excelente tema, delicado e extremamente importante.

    ResponderExcluir
  2. ola!!
    achei interessante seu site e gostaria de trocar links em nossas paginas
    visite meu blog
    www.psicologia-hospitalar.blogspot.com
    abraços
    paulo freitas

    ResponderExcluir
  3. Ser o que se é?!
    como assim?
    a dor e a delícia....

    vc escreve muito bem e ler esse texto me fez pensar se sou o que quero ser ou se sou o que querem que eu seja....

    não sei muito bem, mas vou parar e refletir, afinal deve ser muito bom se libertar das amarras que nos prendem!!!

    continu escrevendo, é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. A dor e a delícia....Realmente é assim. Para ser quem sou hoje, perdi esposo, pai, mãe, irmã, amigos, sogra, cunhados (as), por não aceitarem a nova Helena. A velha Helena aceitava tudo por medo e inseguraça. Medo de perder, medo de não se sentir querida. A nova Helena decobriu que vc não precisa bajular os outros para ser aceita. As pessoas gostam de você pelo q você é ou não. Quer saber.... a paz interior é algo MARAVILHOSO !!!!!! Valeu a pena os quase 8 anos q levei para me achar completamente. Coragem gente !!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena, muito obrigado por seu post.
    Realmente é difícil sermos o que somos, pois em muitas ocasiões nem sabemos o que queremos ser! Em outras ocaisões nos subtemos a ser o querem que sejamos. Mas é importante ter coragem de se descobrir, se aceitar e sermos nós mesmos!
    Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, este texto esta incrivelmente maravilhoso. Vc se supera a cada dia Amilton, parabens!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse texto isso nos faz
    pensar o que queremos e o que realmente queremos ser pois essa estrada e muito longa mais prazerosa pois nosso Jesus teve uma caminhada assim longa e prazerosa

    obrigado a todos ,Fabio

    ResponderExcluir

Translate