Coaching é uma palavra inglesa que se refere ao ato de treinar alguém. Será que podemos falar em treinamento quando nos referimos a pessoas? Com certeza sim, pois este serviço é individualizado e o coach atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos.
Quem é a melhor pessoa para saber o que precisa ser melhorado? com certeza aquele reconhece que tem algo a ser aperfeiçoado, sendo assim, o trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. Contudo é importante lembrar que por mais que o cliente traga sua demanda é função do coach fazer uma avaliação em conjunto e assim em comum acordo decidir o caminho a seguir.
O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Estando com o planejamento em mãos, começa a maravilhosa tarefa de mudanças pessoais, em direção do alvo estabelecido.
Durante esse processo o coach irá ajudar a pessoa controlar a sua vida; a avaliar o que está fazendo num determinado momento levando em consideração seus objetivos, sonhos, valores e intenções e isso lhe dará novas chances e conduz à mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário