Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

1.4.10

Inteligente ou Esperto??? Quem sobrevive no meio corporativo?

Ontem em nosso programa de Rádio o tema foi "Inteligência Emocional: a compreensão da emoção como ferramenta de desenvolvimento pessoal" . Muito tem sido falado sobre as competências comportamentais, entre elas está esta ferramenta que pode ser usada pelo líder em uma empresa. No entanto, os estudos e a prática profissional indicam que essa ferramenta pode e precisa ser usada pela maiorias das pessoas.
Existem muitas definições sobre Inteligência Emocional, sua popularidade foi alcançada há alguns anos após publicação do livro do Goleman.
Ontem um ouvinte nos relatou que já leu muitos livros sobre o assunto e queria saber a diferença entre Inteligência e Esperteza. Respondemos que a esperteza está associoada ao oportunismo, principalmente no senso comun, tranzendo uma conotação negativa, pois o opotunista não mede esforços para atingir suas metas, se utiliza de qualquer meio ou procedimento, sem estar atento a consequencia de suas escolhas. Deconhecendo valores e os preceitos éticos.
Infelizmente isso é muito comum no meio corporativo, acadêmico, as pessoas têm confudido ou se excedido no que diz respeito a competividade e agressidade no ambito dos negócios. Neste caso, não podemos colocar como sinônimo inteligente e esperto. Alguns tentam justificar seus atos, afirmando que não se pode perder tempo ou é uma necessidade para sobrevivência.
Gardner em sua teoria das inteligências múltiplas demostrou nove tipos de inteligências: Lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, naturalista, existencial . Não entrarei em detalhes sobre o assunto no momento, há alguns sites que podem ser consultados, entre eles indico o da nossa parceira a Revista Mente e Cérebro que tem esta chamada
"Múltiplas inteligências - Para o psicólogo americano Howard Gardner, criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais" leia mais em: http://migre.me/sWuT
Acreditamos que ser inteligente nos dias atuais exige a habilidade de reconhecer seus talentos e aprimorá-los sempre, ter autoconhecimento e identificar como seus sentimentos estão sendo afetados por seus pensamentos, identificar os sentimentos despertados por determinadas contingências, é muito comum as pessoas sofrerem por serem reativas e/ou sensíveis demais, para ponderar e controlar melhor as emoções é importante parar para pensar, Por quê estou me sentindo assim? Por que isso é tão importante? ... É uma prática difícil, porém nos ajudaria a evitar viver em situações extremas, como por exemplo ficar insensível às coisas ou emotivo demais, se tornando um passional impulsivo ou alguém muito melindroso.
O desenvolvimento da inteligência é um resultado de uma boa interação entre as características individuais e meio ambiente, é um processo de adaptação constante. Todos os dias as atitudes das pessoas e da mídia demostram uma mudança de paradigma em que os valores e virtudes estão distorcidos, ser honesto parece ser coisas do passado, solidariedade serve apenas para alguns contextos. No entanto, otimista que sou me prendo há algumas ações e atitudes que demonstram que o ser humano pode sobreviver sem destruir o seu semelhante ou a natureza.

Um comentário:

Translate