Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

25.3.10

Convivendo e aprendendo

Há vários anos atrás John Lenon falou da possibilidade de imaginarmos um mundo diferente:
"Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz"
(tradução da música - Imagine).
Essa proposta continua atual. Pois ainda não conseguimos transformar este sonho em realidade.

Imagine um mundo no qual as pessoas pudessem conviver com as diferenças e respeitá-las. Um mundo no qual a exclusão não existiria, mas sim a integração. Um mundo em que a ganância não mais existiria e as pessoas compartilhassem e construissem juntos um mundo melhor.

Recentemente passou um episódio de um seriado chamado Glee, em que adolescentes de um coral ao assitirem a um outro grupo de adolescentes deficientes auditivos, cantando "Imagine" se unem e cantam todos juntos. Um cena simples, mas que sensibiliza.

A beleza da cena não estava apenas na letra da música, mas na representatividade do momento. Havia na cena diferentes pessoas, com estilos e origens diferentes, com deficiências diferentes, mas todos estavam juntos expressando suas emoções.

Na letra da música Jonh Lenon diz: "Imagine todas as pessoas vivendo em paz", e nesta cena isto está representado. Há negros, brancos, orientais, heterosexuais, homossexuais, baixinhos, altões, homens, mulheres, esportistas entre tantos outros estilos. E todos eles estão unidos em torno da música e da emoção, vivendo um momento de paz.

Acredito no ser humano, e acredito que este é um sonho que pode se tornar realidade.

Espero poder ver este dia. Sei que como pessoa e como profissional tenho feito minha parte para que este sonho se torne real, para que um dia possamos olhar para o mundo como um só.

A convivência com as diferenças nos possibilita aprender, não tenha medo, aceite as pessoas como elas são, se aceite como você é. Se permita aprender e ensinar, mas não queira que o mundo seja apenas do seu jeito.
Dê sua opinião, faça seu comentário, não tenha medo de se expor, pois assim podemos juntos crescer.

4 comentários:

  1. adorei este post, muito especial...
    infelizmente vivemos num tempo de extrema gressividade e intolerância!

    ResponderExcluir
  2. Olá Monique, muito obrigado pelo elogio. Concordo com você que vivemos num tempo de intolerância, mas acredito que podemos transformar este sonho em realidade, para isto precisamos dar as mãos em torno deste sonho.

    ResponderExcluir
  3. Lindo vídeo... Me emocionei!
    Estou contigo Amilton... Temos que dar as mãos e acreditar que podemos fazer a diferença e fazer muitas transformações boas.
    Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiane, muito obrigado pelo seu comentário, com certeza podemos mudar o mundo que nos cerca!
    Abraços

    ResponderExcluir

Translate