Pois bem... de acordo com a Organização Mundia da Saúde (OMS) saúde é "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Se pensarmos nesta definição podemos dizer que todos estamos doentes, pois sempre há um preocupação, uma dor de cabeça, uma situação estressante, e tantos outros fatores que impedem o completo bem-estar. Mas será que realmente estamos doentes?
Como podemos avaliar nossa condição? Como saber se estou doente ou não? será que por apenas não estar com o completo bem-estar posso me considerar doente?
Com certeza a resposta para esta pergunta não é simples, mas na minha prática clínica sempre procuro avaliar meus cliente observando quatro (4) aspectos:
- Freqüência
- Intensidade
- Duração
- Interferência
Procuro sempre avaliar com que freqüência um determinado comportamento aparece e como ele afeta o bem-estar do meu cliente. Feito isto investigo a intensidade com a qual meu cliente vivencia as situações relatadas. Questiono sobre o quanto dura as reações e sentimentos negativos relacionados às situações. Neste ponto começo a questionar de que forma estes comportamentos, sentimentos e situações interferem em sua vida. Se há prejuízos no cotidiano e como ele lida com tais situações. Feito esta avaliação começo a pensar em termos de comportamento.
Procuro entender quais comportamentos estão relacionados com as situações de sofrimento do meu cliente o que precisará ser mudado.
Com estas informações começo a pensar em saúde e doença como classificações que me ajudam a identificar padrões de comportamentos que precisam ser modificados na busca da saúde.
Dê sua opinião sobre o que eu escrevi ou, se você tiver dúvidas pergunte que eu responderei.
Olá Amilton!
ResponderExcluirA classificação de saúde segundo OMS é uma utopia, não só no Brasil mas no Mundo.
Nós Psicólogos precisamos estar atentos sobre esses assuntos relacionados a saúde.
Abraço