Sim é bem possível, há pessoas que passaram estes dias vendo as coisas sem nenhum colorido, Beck chamou isso da tríade cognitiva, um deprimido se vê de modo negativo, seu mundo e futuro não tem sentido nenhum. Concordo com esse modo de compreender o comportamento humano, tudo está muito relacionado ao modo como percebemos as situações e existem duas visões mais explicitas: o lado bom e o lado mau, o negativo ou o positivo. De acordo com a visão clínica, isso é explicado pelo desequilíbrio dos nossos neurotransmissores, em especial a serotonina.
Todas as explicações para a depressão perpassam pela falta de sentido da vida, pela sensação de vazio e menos valia, sempre presentes e minando a energia da pessoa.
Para melhorar de seus sintomas, sem buscar entender as causas de seu comportamento, muitas pessoas encontram no remédio uma solução mais viável, um alívio de seus sintomas. Eu não sou contra o remédio, em alguns momentos ele salva vidas. O grande problema é o uso indiscriminado, usando um exemplo diferente é o mesmo problema que vejo milhares de pessoas usando remédios para controlar a pressão, sem realizar sua parte no seu tratamento. Há uma fuga da própria responsabilidade no cuidado, não há diminuição do sal, realização de caminhadas, ou busca de compreensão das causas do estresse ou conflitos familiares, há um uso constante e condicionado.
Pensando nesse assunto encontrei a matéria A depressão em preto e branco que apresenta as conclusões que o psicólogo americano Kirsch descreve em seu novo livro, ele tenta provar que a bilionária indústria dos antidepressivos foi construída e se mantém graças ao efeito placebo. Achei muito corajosa a sua atitude, vejam mais a respeito http://migre.me/kc3P Claro que ela é questionável, mas é importante que as pessoas tenham acesso a esta informação para questionarem, para manterem uma visão crítica sobre determinados paradigmas.
Voltamos a questão inicial, porque algumas pessoas deprimem? Como poderíamos alterar essa percepção do mundo? Remédios, psicoterapia, religião, força de vontade.....
Continuo achando que a explicação de Beck, inspirada na teoria do ABC de Ellis seja uma boa solução, é importante mudar nossas crenças, quebrar, modificar antigos rótulos (associando com o texto do Maier postado em 09/02/10). Também é importante usarmos a FIDI (usando informações do texto do Amilton postado em 09/02/10). para entendermos quais são as variáveis que influenciam nosso comportamento. Existem inúmeras alternativas para melhorar seu bem estar físico e mental, use-as com bom senso.
Para quem está deprimido, é importante buscar ajuda para ter forças, conseguir tomar pequenas iniciativas que mudem esse modo sinistro de perceber as coisas. O sol está aí, as oportunidades podem aparecer, viver pode ser muito interessante...
Quem não está deprimido pode aproveitar esse dia, para renovar suas energias, mesmo que você não goste de carnaval há outras coisas boas para se fazer... você não acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário