Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

18.11.09

Antes é melhor!

No Brasil existem aproximadamente 255 mil pessoas que são portadoras do HIV e não sabem!
(fonte Ministério da Saúde)
Essa notícia é preocupante, pois de acordo com o que já sabemos sobre o vírus - que ele demora alguns anos para manifestar a doença AIDS - essas pessoas serão pegas de surpresa e com a doença produzindo seus efeitos mortais, ou seja, com o sistema imunológico debilitado e portanto, vulnerável às doenças oportunistas.

Encarar um diagnóstico de HIV não é nada fácil, contudo, o Brasil é um dos poucos países que oferece todo o suporte necessário às pessoas que vivem com o HIV (remédios, acompanhamento médico, psicológico e até jurídico) e quanto antes sabe-se da existência do vírus melhor, pois com os antiretrovirais é possível combater a multiplicação do vírus no organismo e assim controlar o aparecimento da AIDS.

Os exames para o HIV estão disponíveis nos CRT'S gratuitamente e o resultado pode sair em até 15 minutos. Estamos chegando próximos ao dia internacional de combate à AIDS (01 de Dezembro). Façamos a nossa parte realizando o teste e divulgando a necessidade de saber da existência ou não do vírus.

O medo e o descaso pode trazer a morte e o diagnóstico a vida. Qual sua escolha?

Maiores informações:


http://www.aids.gov.br/fiquesabendo/

Disque Saúde: 0800 61 1997

4 comentários:

  1. Realmente o medo e o descaso é um grande problema quando se fala de saúde no Brasil.
    Com relação ao HIV vemos muitas pessoas que por mais informação que tenham se expõem a situações de riscos. Porque será que isso ocorre?
    Parece que o prazer imediato é tão envolvente que as pessoas acabam extrapolando e se permitem viver em riscos, além disto tem muitas pessoas com o discurso de que a AIDS é como uma Diabetes, é só tomar o remédio que tudo bem... mas infelizmente não é bem assim.
    Os remédio possuem diversos efeitos colaterais.
    Portanto o melhor é se PREVENIR!!!

    ResponderExcluir
  2. No mundo, existem quase 40 mil pessoas com HIV, mas, grande parte delas nao sabem. Isso e uma realidade mundial. Nos ensinamos e transmitimos a informacao, mas, ainda ha uma "barreira" a ser quebrada. E uma realidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco,
    Concordo contigo que há uma barreira a ser quebrada e imagino que essa barreira não é da informação, pois o que tenho percebido é que muitas pessoas têm informação, mas ainda assim... o número que pessoas que se contaminam continua alta. Penso que há um aspecto emocional presente e que é difícil de contornar. Muitos dizem o quanto é difícil dizer NÃO ao prazer, pois "é muito bom", e acabam cedendo ao prazer imediato.

    ResponderExcluir
  4. Essa barreira Francisco tem nome: preconceito!
    No Brasil ainda podemos festejar um pouquinho, pois as políticas públicas comparadas aos outros países ainda são melhores.
    Tratemos a AIDS sem tantos tabus, aceitando as pessoas que vivem com HIV e de uma vez por todas assumindo a necessidade do preservativo como item de segurança e higiene pessoal. Podemos confiar no próprio comportamento em relação às DST´s, no outro não!

    ResponderExcluir

Translate