
Muitas pessoas tem dificuldade em aceitar fazer psicoterapia, esse é um fato que está relacionado com muitos mitos. Por exemplo, muitos acreditam que a psicoterapia é um serviço oferecido só para quem é "louco", portanto como não sou "louco" não preciso. Outros evitam ou até fogem de fazer psicoterapia porque não conseguem olhar para dentro de si mesmo, pois isto significa ter de encarar seus medos, anseios, dúvidas, etc. Há aqueles que dizem que este é um serviço para elite ou "dondocas". Estes são apenas alguns exemplos de justificativas usados pelas pessoas para evitarem a psicoterapia, mas será que há alguma verdade nestas justificativas?
Vamos responder as perguntas acima citadas:
1 - A psicoterapia é um serviço do qual todos podem se beneficiar, o que significa dizer que não é um tratamento somente para "loucos". Muitos pacientes psiquiátricos, considerados "loucos", se beneficiam da psicoterapia, imagine então o benefício que uma pessoa não "louca" pode ter com este serviço.
2 - Encarar aquilo que assusta, que provoca angústia, que gera dúvidas e etc. dá medo emqualquer pessoa, mas se você puder fazer isso acompanhado de alguém em quem confia, não facilita? pense nisso antes de fugir de uma psicoterapia, além disso reflita com a seguinte frase: - só podemos superar uma dificuldade, se a enfrentarmos.
3 - Pode ser que num passado a psicologia fosse um serviço que poucas pessoas tinham acesso, mas hoje em dia essa realidade mudou, há profissionais de psicologia nos serviços público, ambulatórios, hospitais, clínicas, empresas, escolas e muito mais, sendo assim é um serviço que se popularizou e deixou de ser exclusividade das "dondocas". Cabe a você rever seus valores e deixar de lado os preconceitos. Se sente que está difícil seguir em frente, não tenha vergonha ou medo de procurar ajuda, isso exige coragem.
A primeira pergunta lançada lá em cima, diz respeito a como um psicólogo pode ajudar. Vamos lá...
A psicoterapia tem como ponto fundamental promover melhora na qualidade de vida do cliente, para isto existe uma grande variedade de métodos e técnicas.
De acordo com o método de trabalho do psicólogo você poderá focar essa ajuda na busca de mudança de comportamentos, ou na busca de autoconhecimento, ou quem sabe você precise de alguma orientação, às vezes o que o cliente necessita é de alguém que o escute. Sendo assim, não há uma fórmula mágica nessa ajuda, mas com certeza haverá benefícios para o cliente.
Cada indivíduo é um ser único e sendo assim, é na relação com cada cliente que desenvolvemos as intervenções adequadas. Nossa ajuda se dará na medida em que o cliente tiver coragem de expor o que o aflige e, estiver preparado para encarar estes obstáculos.
Pensando em tudo o que foi dito acima, é possível afirmar que a psicoterapia é um processo construtivo. Construímos uma relação terapêutica, uma relação de ajuda, construímos uma estrada por onde caminharemos, construímos condições para que nosso cliente possa melhorar sua qualidade de vida, e assim seguir em frente.
Tenho visto muitas pessoas falarem que fazer psicoterapia é algo caro e demorado, mas pelo que entendi isso não é necessariamente uma verdade. Não entendo muito sobre psicologia, mas acredito que tem sua função e que pode ser extremamente útil. Contudo me parece que muitos psicólogos gostam de criar um ar de suspense em torno do seu trabalho, como se fossem descobrir nossos maiores segredos, acho essa atitude um tanto quanto arrogante, pois parece que só por ser psicólogo ele é um Ser superior. Gostei do texto, pois está escrito numa linguagem simples e de fácil compreensão, continuem escrevendo para que possamos saber mais sobre esse serviço que ainda gera dúvidas, tanto no que diz respeito ao tratamento quanto em seus resultados.
ResponderExcluirO comentário do Ricardo é muito importante para nós, psicólogos. Fica claro que devemos assumir a responsabilidade de desmistificar a Psicologia que, durante muito tempo, foi envolta de uma redoma de mistério. É importante que saibamos divulgar o nosso trabalho, não confundindo o sigilo "sobre o cliente" com "para o cliente", afinal este terá sempre papel relevante para o processo terapeutico. Este espaço cumprirá seu papel, permitindo a divulgação real da Psicologia Clinica.
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau com o Ricardo e com a Ana. Gostaria de acrescentar que a confusão que a pessoas têm a respeito da Psicologia e por exemplo com o misticismo, religião, se deva em grande parte ao mistério, à bola de cristal que alguns fazem questão de não desmentir. Transparência aliás é umas das premissas da ética do Psicólogo, o paciente tem direito de saber o que se passa em seu tratamento, que técnicas e interpretações o profissional está elaborando a seu respeito. Acredito que para resolver esse problema existem duas palavras/conceitos: Transparência e respeito.
ResponderExcluir