Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

27.10.10

Desistir de um sonho, pode ser terapêutico também...??!!!

Pensando neste aspecto, surgem algumas questões: qual é o momento de desistir de um sonho? Quando saber que um sonho não vale mais a pena? É melhor desistir total ou resguardar a sua ideia no fundo do baú da sua mente? Alguém pode decidir isso por você? preferencialmente, Não.

Qual termômetro, qual medida que indica que seu sonho, não tem chance de ser realizado? quando só você acredita nele?

Para essa pergunta, uma resposta simples, o mundo está cheio de histórias de pessoas que conseguiram realizar seu sonho, superando as dificuldades e o descrédito das pessoas que estavam próximas.

Uma outra pergunta importante a ser feita é - qual as chances deste sonho ser realizado? Ele é um sonho ou é uma ideia obsessiva, uma questão de orgulho? Ou um Apego?

A conotação negativa do apego, demonstra o sentido de uma amarra, a pessoa se sente infeliz e incapaz de viver ser sem o objeto/a pessoa desejado/a.

Esses pontos de reflexão sugerem a avaliação do grau de sofrimento emocional; analisar o quanto a pessoa tem sofrido para tentar atingir seu sonho; o quanto a não realização tem destruído sua autoestima; o quanto existe de dificuldade em lidar com a frustração e/ou a perda. Quando esses fatores são maiores que o sonho, talvez seja hora de mudar.

Voltando ao ponto central da psicologia, tudo depende do significado que é dado às coisas, pois desistir de um sonho, pode significar uma perda e o ganho de uma nova ideia, ganho de uma abertura a novas possibilidades.

Uma possibilidade razoável, é pensar em sua vida sem amarras, sem "tenho que", podendo flexibilizar os significados, nem sempre perda pode significar fracasso..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate