Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

19.2.10

Paixão, alegria e bem estar combinam com casamento??

É comum ouvirmos que: o casamento está fora de moda; todo casal perde a intimidade e a paixão ao longo do tempo; a famosa frase “a relação esfriou”. Sempre fiquei curiosa a respeito deste assunto e sempre duvidei que isso fosse uma generalização ou fatalidade prevista para todos casais.

Adoro pesquisa e descobri que a ciência tem buscado contribuir com seus estudos para manutenção de um relacionamento feliz. A matéria de capa da nossa parceira Mente e Cérebro deste mês é sobre o Amor & Paixão, gostei muito dos dois artigos que abordam este tema. Vejam as chamadas:http://www2.uol.com.br/vivermente/sumario/

PARA MANTER A PAIXÃO ACESA - Robert Epstein

Entre os fatores considerados fundamentais em uma relação feliz estão comprometimento e disposição para alterar o próprio comportamento. Mas é preciso, antes de tudo, querer que a relação dê certo. E a ciência pode ajudar

O SEGREDO DO CASAL FELIZ: PARTILHAR ALEGRIAS Suzann Pileggi

A chave para manter viva a magia de um relacionamento é promover aspectos positivos; a maneira de lidar com boas notícias pode ser mais decisiva que a capacidade de oferecer apoio em situações difíceis.

No primeiro artigo, ressalto como muito interessante, os exercícios propostos por Epstein que ajudam o casal a manter mais intimidade, um deles é o fitar a alma que consiste em olhar fixo nos olhos do parceiro(a) por dois minutos, esse contato aumenta a proximidade do casal. Vale a pena ler na íntegra, a revista já está nas bancas.

O segundo artigo foi o que mais gostei , a autora Pileggi trabalha com Psicologia Positiva, esse campo da psicologia se ocupa com o estudo dos aspectos saudáveis e positivos do ser humano. É uma mudança de paradigma interessante, pois na faculdade aprendemos na maior parte do tempo a estudar os aspectos doentes, o sofrimento psicológico.

O destaque é demonstrar a importância de saber compartilhar os aspectos positivos, participar de modo ativo da vida do companheiro(a), celebrar os momento felizes e de sucesso. São demonstrados resultados de pesquisas que corroboram essa ideia . Achei fantástica a sugestão de criar um “portfólio da positividade”. O casal pode reunir fotos, trechos de músicas, recordações dos momentos mais felizes, ao olhar para esses símbolos aumenta a “pontuação em positividade”. Outro ponto muito importante apresentado – “o otimismo impede que as pessoas se prendam a pequenos aborrecimentos; o olhar mais amplo traz à luz novas possibilidades de soluções para problemas comuns”.

No meu trabalho com terapia de casais, em um determinado momento da terapia, busco ajudar meus clientes a tirarem o foco inicialmente do problema, proponho que eles reflitam sobre a união, sobre os aspectos positivos que mantiveram a relação antes da crise, discutimos a possibilidade de resgate da relação.

Vivenciar o lado positivo das coisas é um desafio para todos no momento, o tempo todo somos estimulados a exaltar a desgraças, notícias ruins dão ibope. Acredito ser importante para os relacionamentos investir no lado bom e celebrar os momentos felizes.

Uma das sugestões de leitura foi o livro Felicidade Autêntica de Martin E P Seligman, editora objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate