Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

6.3.10

Quem controla o nosso tempo?


Tenho dificuldades com horários, acabo me atrasando na maioria das vezes, um dos motivos é a má administração do tempo, tenho uma tendência a ser TDHA?? Talvez (mais detalhes na próxima postagem...), um fato corriqueiro em SP é: quanto mais atrasado você estiver, mais congestionamento você vai pegar, a famosa lei de Murphy. São Paulo está ficando insuportável, precisamos sair em média uma hora e meia mais cedo para não perdermos os nossos compromissos, dependendo do local.
Neste ano 2010, abordamos duas vezes o tema administração do tempo, em nosso Programa de Rádio Conhecer e Agir, foi muito bom refletir e comentar sobre esse assunto. Na última quarta-feira 03/03, tivemos um ilustre convidado o consultor Ivo Corradi de Abreu que apresentou algumas dicas muito interessantes para ajudar as pessoas que tem dificuldade em organizar seu tempo. Vou comentar algumas delas, ele fez um questionamento - quem controla o seu tempo? Nós sempre nos justificamos falando que estamos apressados e sem tempo, mas não somos nós os responsáveis por gerenciá-lo?
Você tem clareza de quanto tempo é necessário para desempenhar suas tarefas? Eu não tinha pensando sobre isso, tão especificamente até o dia da nossa entrevista. Ivo sugeriu que nos organizássemos da seguinte maneira: para uma agenda de 8h de trabalho, escolha oito atividades de uma hora, ou 16 de meia hora, ou 32 de quinze minutos, gostei disso me parece bastante funcional.
Ele apresentou também o princípio FADA, desenvolvido por ele e José Luiz Cunha que é o presidente da OZ (conheça o trabalho deles http://twixar.com/4ln )
Faça
Agende
Delegue
Arquive

Essa prosposta faz parte do esquema desenvolvido por eles que é o Faça já, que orienta as pessoas a fazerem mais, em menos tempo.

Algumas barreiras precisam ser superadas por quem tem dificuldade de administrar o tempo, entre elas temos, a procrastinação, a falta de assertividade, a dificuldade em negociar o tempo e consegui se libertar do imediatismo. Quando estamos escravos do imediatismo, começamos um monte de tarefas, acreditamos que tudo é urgente e/ou prioridade. Bom estes tópicos precisam de mais espaço para comentarmos.
Fecho esta pequena reflexão com a frase do José Luiz que está no vídeo disponível no site deles, ORGANIZE-SE, VOCÊ PODE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate