Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

31.8.10

Encontros Clínicos - Entendendo a relação entre ansiedade e depressão

No último sábado realizamos o nosso primeiro "Encontro clínico", nosso objetivo foi apresentar o modelo cognitivo-comportamental de avaliação clínica, refletir sobre as dificuldades que podem existir na formulação de hipóteses diagnósticas, quando na queixa apresentada está presente comorbidades com relação a sintomas e transtornos.
Nós discutimos sobre a relação entre ansiedade e depressão, pânico e depressão, nós analisamos um primeiro aspecto que foi uma pessoa que está em psicoterapia para tratar o pânico e o terapeuta observa sintomas clássicos de depressão e pessoas com depressão que apresentam quadros de ansiedade.
Na literatura científica encontramos que a ansiedade e depressão se relacionam, tem em comum alguns sintomas físicos, entre eles se destacam a irritabilidade e inquietação. Uma escala para depressão e ansiedade tem sido estudada e validada levando em consideração a interferência das sintomas físicos.
Pensando nas situações de pânico e sua relação com a depressão, temos em comum a insegurança que está presente devido ao medo e na depressão está presente devido a visão negativa de si mesmo ( característica principal da depressão - tríade cognitiva de Beck - visão negativa de si mesmo, de mundo e de futuro).
Há algumas pesquisas interessantes sobre essa temática, estudando a fobia social e suas comorbidades. Com relação a ansiedade e depressão algumas descrevem a relação entre transtorno bipolar e depressão.
Para a eficácia do tratamento o psicoterapeuta precisa estar atento à estas questões, analisar ser por exemplo para alguém com pânico, a depressão aparece como um sintoma?, já havia traços de depressão anteriores? No caso de deprimidos apresentando sintomas de ansiedade é a mesma coisa, será que a ansiedade é sintoma ou uma conseqüência??
São algumas questões para ajudar na identificação, avaliação e tratamento desses sintomas que são tão comuns em nossa população hoje em dia. Nosso próximo encontro será em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate