Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

28.1.10

Dor, sofrimento e transformação - Aprendendo com as tragédias - Haiti - Angra dos Reis

Recentemente li um texto no blog Comportamento Consciente que me fez retomar velhas reflexões, mas que são sempre atuais. Na vida tudo pode servir de aprendizado depende única e exclusivamente de cada um.
A dor que todos podemos acompanhar com as tragédias que ocorreram ultimamente, como no Haiti, Angra dos Reis e diversos outros lugares, traz um questionamento real:
"O que está acontecendo com o planeta para que tantas tragédias naturais aconteçam?".
Na realidade penso que tão importante quanto ENTENDER o porque, é saber o que podemos FAZER por aqueles que sobreviveram!!!
A dor e o sofrimento são reais e sentidos não apenas por aqueles que lá estavam, mas por todos que acompanharam cada momento.
Nestas tragédias a dor é física, social e psicológica.
Como psicólogo questiono o que podemos fazer em prol destas pessoas?
O que podemos aprender com o ocorrido?
Algumas de nossas funções são, ajudar as pessoas a superarem dificuldades, aceitarem os fatos, elaborarem o luto, planejarem um futuro. Acredito que temos aí uma função importantíssma junto as pessoas que viveram uma tragédia. Olhar para um futuro e seguir em frente.
O luto para muitos está associado à morte, mas este luto pode estar associado à perda de uma casa (lar), de um animal, de um emprego, de um negócio. O luto é vivido e sentido quando perdemos algo importante para nós. Esta vivência é única e singular.
Nas tragédias, a morte das pessoas é sentida por todos, mas há também a morte de sonhos, de conquistas, entre outras coisas. Somente aquele que as perdeu consegue descrevê-las.
Será que algo pode ser aprendido frente a esta situação?
Acredito que sim, e uma das coisa que penso é:
Precisamos aprender a VIVER o PRESENTE como um PRESENTE !!!!
Não sabemos como será o dia de amanhã, ou mesmo se teremos o dia de amanhã, sendo assim acredito que uma das boas liçoes a aprender é:
   - não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje!
Não deixe de falar eu te amo, esperando a ocasião correta, diga HOJE.
Não deixe de fazer um carinho, para o momento certo, faça HOJE.
Não deixe de ter um papo com seus pais, amigos, namorado(a), acreditando que sempre haverá tempo, bata este papo HOJE.
Ou seja, faça o seu PRESENTE, ser um constante PRESENTE, aprenda a aproveitar o que há de melhor da vida e não deixe de lado as boas ações, pois pode ser que depois você sinta falta.
É claro que essa é apenas uma visão, pois muito pode ser aprendido.
Não quero deixar a impressão de um otimista incorrigível. Imagino o quanto doloroso é passar por estas tragédias, mas uma coisa boa que sempre aparece nestes momentos é a SOLIDARIEDADE.
Apesar de pensar que o ser humano ainda tem muito a evoluir, acredito que podemos transformar o mundo com nossas ações.
Acredito que dor e sofrimento podem ser molas propulsoras para a transformação. Que se quisermos podemos aprender a sermos mais fortes e melhores, cabe a cada um olhar para si e buscar este crescimento.

2 comentários:

  1. Amilton, essas tragédias com certeza são terríveis e ninguém melhor para descrevê-las do que pessoas que vivenciaram. O que eu achei interessantíssimo no seu texto foi, a questão do aprendizado, ou seja, o que nós podemos aprender com tudo isso?. Na minha opinião podemos aprender muito,às vezes não acreditamos que isso poderá acontecer conosco ou com alguém próximo, portanto, eu aprendi com tudo isso que, podemos ser menos orgulhosos e individualistas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,
    muitoobrigado pelo seu comentário.
    Com certeza ninguém melhor do que as pessoas que vivenciaram tal tragédia para falar sobre o ocorrido. A dor e o sofrimento destas pessoas é real. Mas como disse sempre podemos aprender algo.
    Uma boa lição é perceber que orgulho e individualismo realmente não leva a luga nenhum!!!!
    Valew.

    ResponderExcluir

Translate