Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

19.8.10

Fortalecimento do vínculo entre pais e filhos

Esse assunto foi o tema de um dos capítulos do livro Intervenção Psicossocial – Aspectos teóricos , metodológicos e experiências práticas” que relata a experiência de um dos estágios que supervisionei "Intervenção clínica na comunidade". Minhas alunas (agora profissionais, Elaine Cristina Dias Feitoza, Marcia Ferreira Lima) após o diagnóstico das necessidades psicossociais realizaram atividades com pais, o diferencial da proposta é que nos grupos tivemos as participações dos pais e das crianças, geralmente são as mães que participam. Os pais puderam questionar e refletir sobre as principais curiosidades das crianças e elas puderam brincar, desenhar para seus pais.
Vários momentos foram gratificantes, ver a alegria das crianças com as atividades, a perspicácia delas, quando os pais questionavam sobre a mentira, uma criança falou, mas como faz quando você está em casa e o telefone toca e você pede pra eu falar que você não está? foi discutido o papel dos pais como educadores e modelo para os filhos.
Hoje em dia vejo que as relações entre pais e filhos, estão fragilizadas e prejudicas, muitos pais compensam sua ausência e dificuldade de expressar carinho, com presentes ou simplesmente não impõem limites também para compensar e não frustrar mais a criança. São algumas dificuldades do mundo moderno. Para saber mais leia o livro.
Segue o comentário da organizadora do livro Kathia Neiva.
A ideia do livro:

“O aumento dos problemas sociais na realidade brasileira tem exigido do psicólogo um olhar muito mais atento para as necessidades psicossociais da população e para a construção de práticas que melhorem a qualidade de vida e saúde psíquica dos indivíduos. Sair dos consultórios e aproximar-se das instituições e comunidades tem sido o grande desafio do psicólogo na atualidade. Como intervir, como atuar in loco? Como sair do enquadre tradicional, como propor novos enquadres de trabalho? Como lidar com o novo, com as novas realidades? O objetivo deste livro é introduzir o psicólogo na área de Intervenção Psicossocial, fornecendo o embasamento teórico e metodológico básico para a atuação nesta área. O livro é composto de duas partes: na primeira são apresentados os fundamentos teóricos e metodológicos da Intervenção Psicossocial e, na segunda são relatadas cinco experiências realizadas em diferentes contextos. O livro foi construído de forma bastante didática, com uma linguagem simples e accessível ao aluno de psicologia e aos profissionais que se iniciam nesta área.” (Neiva e cols., 2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate