Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

31.1.11

Dê uma chance para a Crise!

O título até parece um manual masoquista de como viver bem, mas acreditem não é!
Como pessoas em primeiro lugar e psicólogos, reconhecemos a importância e o valor inerentes dos momentos de crise nas nossas vidas. É justamente nesses períodos que questionamos a vida, as pessoas, o sentido das coisas e reunimos forças para promover as reviravoltas necessárias em busca da vida que sonhamos.
No entanto, até para aproveitar esses momentos de crise precisamos de um pouco de sensibilidade. Parar, escutar, silenciar das distrações estrategicamente colocadas na nossa rotina.
Uma palavra ou conceito que nos afasta de perceber o que Realmente está acontecendo com as nossas vidas é o "entretenimento". Essa indústria cresce assustadoramente, juntamente com as estatísticas de depressão, ansiedade, pânico e até os suicídios. Como é possível que num mundo com tantas facilidades, possibilidades, aumento da expectativa de vida, controle de tantas doenças, enfim melhor qualidade de vida, as pessoas adoeçam cada vez mais psiquicamente?
Proponho uma reflexão a respeito do tema, pois numa sociedade como a nossa, somos chamados a todo momento a olhar para fora, consumir, aparecer, conectar, festejar e etc. Acabamos por perder a conexão mais importante, aquela capaz de nos fortalecer, de nos consolar nos momentos difíceis e dar brilho às nossas aspirações, a conexão com nossos sentimentos, pensamentos, sonhos, desejos, nossa intimidade.
Sabe aquela voz que incomoda, que costuma dizer coisas que não queremos escutar, que parece saber exatamente o que temos que fazer para melhorar nossas vidas, nos realizar, então ouça-a. Permita-se avaliar a proposta dessa voz, seu conteúdo, a verdade por detrás, não se esconda, NÃO SE ENTRETENHA, NÃO SE DISTRAIA, por favor! Sei que é difícil, pois estamos desacostumados a olhar para dentro, mas se dê essa oportunidade, pare!
Viva esse período como se fosse uma lagarta prestes a se recolher ao seu casulo, pois ela tem dentro de si a certeza de que eclodirá como uma maravilhosa borboleta, no entanto ela precisa viver o processo.
Ouça seus momentos de crise corajosamente, avalie, reveja, junte forças e MUDE tudo que for necessário.

Desejo a você sucesso no seu momento de crise e que possa renascer mais forte e belo como nunca!

Carpe Diem!

7 comentários:

  1. Será que todas estas facilidades e possibilidades citadas no texto não estão sendo feitas para atender às necessidades do “ser humano” visto este apenas como um ser social/cultural ignorando-se como parte deste “ser humano” o primata homo sapiens sapiens?
    Não seria a voz interior um clamor de um cérebro primata manifestando-se através do chamado instinto, nos sugerindo caminhos a serem resgatados para se atingir ou retomar o “bom caminho”?
    Mas retomando ao tema, o que de fato são as crises senão indicativos de que a natureza segue se caminho indiferente às expectativas, sonhos e desejos humanos, mostrando assim a pequenez humana. Visto deste viés, crises não boas nem ruins, são apenas possibilidades para reflexões que poderiam indicar novos caminhos a seguir, novas adaptações, afinal evoluir não é justamente isto – adaptar-se ao meio? Ou então extinguir-se.
    Escolhas no olhar................

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, quanto tempo! Rs
    Fico feliz em ver que suas reflexões continuam nos fazendo pensar.

    Com relação às facilidades e possibilidades concordo que surgem para satisfazer nossas necessidades, tanto sociais, quanto psicológicas e biológicas. Não havendo supremacia de uma área sobre a outra.
    Não podemos negar nossa herança evolutiva, mas também não podemos deixar de pensar no que Skinner nos ensinou sobre a "Seleção por Contingências". Afinal enquanto animais que evoluem nossos comportamentos são selecionados de acordo com as consequências e desta forma são selecionadas também características biológicas e genéticas que favorecem nossa adaptação.
    Voltando ao seu comentário (Eduardo) não concordo que as crises são indiferentes às expectativas, sonhos e desejos, pois como você mesmo disse, as crises são possibilidades para reflexões que poderiam indicar novos caminhos a seguir, ou seja, são possibilidades para novas expectativas, sonhos e desejos, e assim quem sabe a novos comportamentos que possibilitem novas adaptações... (quanto novo e nova... rs).

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Na leitura... me empolguei, desanimei e fiquei com cara de ué no final.

    A idéia parece muito boa, contudo, faltou explanar mais sobre o assunto, falar mais dessa voz interior que incomoda, de como ela se manifesta e da sua falta de relação com os "entretenimentos".

    Pelo menos pra mim, a maior parte das vezes que essa "voz" aparece é para me afastar da reflexão.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos!
    Obrigado por expressarem suas opiniões, fiquei muito feliz com as participações.
    Acredito que as crises sejam indicativos de que exista uma desarmonia, um descompasso, ela nos chama a refletir e a avaliar nossa vida. Somos seres biopsicosociais e portanto essas instâncias não se sustentam separadamente e sim em permanente interação.
    Sobre a voz interior, realmente existe muito a se dizer. Tenho percebido que o entretenimento torna-se ruim quando é usado de forma a sobrepujar essa voz/incômodo. É como se alguém tentasse falar contigo e por desinteresse ou por tratar-se de um assunto difícil ignorássemos a pessoa. Ela continua a falar e nós a ignoramos internamente.
    Isso com certeza é assunto para mais posts...rs
    Grande abraço a todos!
    Carpe Diem

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto e dos comentários...
    para mim crise está muito associada a falta de controle, na crise nos deparamos com fragilidades, inseguranças e dúvidas sobre qual melhor caminho a seguir..
    mas essa reviravolta pode ser frutífera e reservar ótimas renovações
    bjs
    Yone

    ResponderExcluir
  6. Texto muito legal. Crise é desagradável e quem se distraí está apenas à sorte. Abração.

    ResponderExcluir

Translate