Atualmente as pessoas procuram respostas imediatas para solução de seus problemas, o que é um problema, pois solução de problemas exige tempo, dedicação e determinação.
Temos algumas abordagens psicológicas que trabalham de forma focal e diretiva para que o resultado seja alcançado o mais rápido possível, contudo este resultado depende também do quanto cada cliente se envolve com o processo psicoterapêutico e assume a responsabilidade pelas próprias escolhas. Dentre estas abordagens as abordagens comportamentais têm demonstrado muito eficiência no trabalho realizado.
O trabalho terapêutico deve ter um foco, em cima de uma queixa específica, que favoreça a mudança.
Mudança esta que acontece quando a pessoa consegue se expor a novas situações/contingências e com isto muda sua percepção, ou muda um conjunto de regras que foram aprendidas e assimiladas ao longo das experiências vividas.
É fato conhecido que muitas pessoas sabem a origem e causa de seu problema, porém por algum motivo não conseguem efetivar a mudança de comportamento. Além de saber o porque, é importante desenvolver estratégias de enfrentamento, para que assim as pessoas mudar suas atitudes e relacionamentos, e com isso conseguir chegar aos objetivos e às mudanças necessárias e esperadas.
Pare e pense:
-> Estou no caminho que me levará aos meus objetivos?
-> Me sinto feliz com minhas escolhas?
-> Meus relacionamentos me fazem bem?
Pense nas suas escolhas e avalie se será necessário mudar algo ou não, e se a mudança for necessária, saiba que, assim como na terapia, toda mudança leva um tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário