Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

2.2.12

Psicoterapia e mudança


   Atualmente as pessoas procuram respostas imediatas para solução de seus problemas, o que é um problema, pois solução de problemas exige tempo, dedicação e determinação.

      Temos algumas abordagens psicológicas que trabalham de forma focal e diretiva para que o resultado seja alcançado o mais rápido possível, contudo este resultado depende também do quanto cada cliente se envolve com o processo psicoterapêutico e assume a responsabilidade pelas próprias escolhas. Dentre estas abordagens as abordagens comportamentais têm demonstrado muito eficiência no trabalho realizado.

      O trabalho terapêutico deve ter um foco, em cima de uma queixa específica, que favoreça a mudança.
Mudança esta que acontece quando a pessoa consegue se expor a novas situações/contingências e com isto muda sua percepção, ou muda um conjunto de regras que foram aprendidas e assimiladas ao longo das experiências vividas.

      É fato conhecido que muitas pessoas sabem a origem e causa de seu problema, porém por algum motivo não conseguem efetivar a mudança de comportamento. Além de saber o porque, é importante desenvolver estratégias de enfrentamento, para que assim as pessoas mudar suas atitudes e relacionamentos, e com isso conseguir chegar aos objetivos e às mudanças necessárias e esperadas.

      Pare e pense:
          -> Estou no caminho que me levará aos meus objetivos?
          -> Me sinto feliz com minhas escolhas?
          -> Meus relacionamentos me fazem bem?

      Pense nas suas escolhas e avalie se será necessário mudar algo ou não, e se a mudança for necessária, saiba que, assim como na terapia, toda mudança leva um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate