Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

11.8.10

Ser Criativo é importante para a vida

Me senti adolescente respondendo ao teste: “você é mais ou menos criativo?” da matéria da revista época, que afirma que a criatividade é a qualidade mais desejada no mercado de trabalho atualmente (http://migre.me/13TJ5), pode ser a mais desejada, no entanto são poucas as empresas que criam condições de trabalho, estimulam e reforçam seus funcionários a serem criativos. Os ambientes de trabalho infelizmente, no contexto operacional, ainda ter seguido os princípios fordistas e tayloristas.

A criatividade é uma qualidade importante para a vida porque ela nos ajuda a não sermos consumidos pela rotina de atividades diárias, pelos padrões de comportamento que se repetem nas relações interpessoais. Para o sucesso de um casamento, uma das habilidades necessárias é ser criativo, para criar situações que mantenha acesa a chama da paixão. A criatividade pressupõe que você não permaneça condicionado a uma situação por muito tempo.

Com o volume de informações que temos, precisamos ser criativos para decidir – “ o que vou fazer com isso?” Na mídia, a criatividade está sempre presente para trazer uma nova roupagem aos temas, as dicas sobre criatividade continuam as mesmas de 10 anos atrás, o escrever e falar bem (capa da Veja dessa semana) continua sendo imprescindível para seu sucesso profissional.

O mais prazeroso do exercer a criatividade é tentar desafio que ela nos impõe para tentar trazer a originalidade ao que já está explicado, explicito. Fazer analogias, fomentar ideias, equilibrar foco e divagação, torna a nossa vida mais excitante. Outro ponto importante se aproximar de pessoas criativas e reforçadoras, na medida do possível é claro, pois nem sempre podemos escolher nossas companhias. Caso não possa evitar, deixe os filtros mentais atentos para não ser totalmente influenciado pelo pessimismo, rivalidade excessiva/disfuncional, falta de apoio. Para tornar os sonhos realidade, é necessário disciplina, persistência e trabalho.

Experimentar o novo, mudar o paradigma, é uma das dicas mais difíceis de serem colocadas em prática, mas rever as crenças de vez em quando sempre é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate