Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

15.10.10

Esses mitos interferem na sua Saúde Sexual??

Semana passada um programa da TV a cabo, chamado Arquivos do Sexo, apresentava Dez Mitos sexuais, eles entrevistaram profissionais e algumas pessoas sobre como as ideias abaixo descritas interferem na qualidade dos relacionamentos. Sabemos que algumas crenças, permeiam o imaginário social em vários aspectos, alguns delas podem até inibir comportamentos e aumentar o preconceito. Acreditamos que alguns deles podem interferir sim, mas não necessariamente são tão comuns em nossa realidade brasileira. Interessante os temas abordados :

10 - Mito da nacionalidade – no mundo inteiro, há expectativas que a nacionalidade influencia a performance sexual dos homens, uns dizem que os latinos são mais calientes, os franceses são os melhores amantes e por aí vaí... os profissionais foram taxativos a nacionalidade não torna o homem o melhor amante.

9 - Ela está satisfeita e ele quer mais, os homens querem mais que as mulheres – vivemos em uma época em que as mulheres tem maior liberdade para agir e seguir seus desejos, esse mito também perdeu força, pois as mulheres tem desejo em quantidade igual ou maior que os homens. O que percebemos é que algumas podem ter seu desejo reprimido por valores religiosos, sintomas depressivos ou outros problemas de saúde, ou outras variáveis mas no geral a atitude da mulher está mais diretiva e decidida.

8 – Menstruação – muitas pessoas acreditam que a mulher não engravida quando está mestruada, os profissionais afirmaram que as chances são menores, mais raras, mas não são nulas em casos de ciclos desregulados. Neste período em que o útero descama, não há presença de óvulos isso que torna as chances menores.

7 - A homossexualidade se restringe ao ser humano – esse mito aqui é um pouco preconceituoso, a discussão apresentada foi demonstrar que algumas espécies de animais apresenta comportamentos homossexuais, alguns exemplos foram citados, sendo o mais comuns em algumas espécies de macacos e xinpazés. Esse aqui dá assunto para outra postagem...

6 - Sexo durante a gravidez – esse mito é um inibidor de comportamento, a maioria das pessoas sentem medo de manter relações durante a gestação, foi apresentado um trabalho bem legal de aconselhamento que é feito com casais, orientando e esclarecendo as dúvidas dos casais, informando que não há problemas, em alguns períodos o casal pode ter uma diminuição no número de relações, contudo pode ganhar em qualidade.

5 - Ponto G– O ponto mais famoso, pode não existir??!! , algumas mulheres não sentem prazer ao serem tocadas na região que foi descoberta pelo Dr. Grafenberg, o prazer está muito mais relacionados a outros estímulos, preliminares e qualidade da relação, alguns profissionais duvidam que ele exista.

4 Orgasmo múltiplo dos homens – uma discussão interessante é que esse fator pode ser mais uma coisa a pressionar o homem a ter uma alta performance no sexo. No geral, o orgasmo do homem está associado a parte fisiológica, a ejaculação. No caso dos orgasmos múltiplos o que facilitaria a ocorrência seria o maior controle do tempo para ejacular, associado a práticas de sexo tântrico, mas há muito mito nesta história.

3 - Gênero, indivíduos intersexuais - aqui foram apresentados mais as fantasias a respeito das questões de gênero, e das características de individuo que apresentam os dois sexos.

2 - Afrodisíacos – esse mito foi interessante por discutir a dependência que as pessoas tem de dar poder a alguns alimentos, perfumes que poderiam transformar uma relação sexual. Vários exemplos foram mostrados, entre os nossos conhecidos: o amendoim, uso de frutas, ostras... A maior interferência está na crença, o sexo está na cabeça das pessoas. O que ela acredita, influenciará no que ela sente, o estímulo apresentado ao cérebro será decodificado e ganhará força a partir dos valores e expectativas e características da relação entre outros fatores.

1 - O grande orgasmo, o grande O - os orgasmos múltiplos e simutaneos que algumas mulheres podem apresentar. Esse mito também aumenta a pressão quanto aos resultados. Muitas vezes o parceiro fica extremamente preocupado com a parceira, e isso não é bom, uma das profissionais afirmou que o orgasmo simultâneo é muito difícil, pois os times são diferentes e cada parceiro teria que ficar prestando atenção no outro e isso diminuiria o principal objetivo da relação que é privilegiar a intimidade que deve ser o objeto, a sugestão dada foi que as pessoas não se preocupassem tanto, pois o orgasmo não necessariamente deveria ser ao mesmo tempo.

O que acharam desses mitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate