Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

18.10.10

Games ajudando o desenvolvimento de crianças e dependência de internet

Recentemente dei uma entrevista para Thiago Castriotto da Estilo Alfa, sobre o uso de games, qual impacto para as crianças, a publicação está no seguinte link, http://www.estiloalfa.com.br/games_podem_ajudar_em_desenvolvimento.html.

Entre os outros conteúdos que conversamos, Thiago me questionou qual seria a denominação ou avaliação da psiquiatria para pessoas que são dependentes de internet. Atualmente temos muitos estudos analisando a dependência de internet buscando a compreensão se ela será classificada ou caracterizada como um transtorno mental. Os termos utilizados em pesquisas internacionais são Internet Addiction, Pathological Internet Use, Internet Addiction Disorder, Compulsive Internet Use. Ainda não há consenso quanto aos critérios que poderiam ser estabelecidos para considerar o comportamento dependente de internet ou de jogos eletrônicos como transtorno mental. Os pesquisadores utilizam critérios que caracterizam jogo patológico ou comportamento aditivo. Os mais frequentes são: substituição – o jogo se torna a atividade mais importante da vida do jovem por exemplo, ele deixa de manter contato com amigos, família e deixa de fazer outras atividades; dependência - grande necessidade de ficar muitas horas jogando.

Outra questão interessante foi - se o fato de ter os jogos como hobby principal pode tornar uma pessoa introspectiva e gerar problemas sociais? Ser instrospectivo ou extrovertido não se relaciona diretamente com jogar, outras variáveis caracterizam o estilo de ser do indivíduo. O uso excessivo pode gerar dificuldades no relacionamento interpessoal, pois algumas habilidades sociais podem diminuir, como por exemplo conversar, realizar atividades ou conviver com outra pessoas.

É importante esclarecer que os problemas sociais podem ser gerados por outros motivos, as vezes o uso excessivo do computador pode caracterizar algum tipo de transtorno ou problema emocional como baixa-auto estima, ansiedade, fobia social, mas não se pode generalizar afirmando que toda pessoa que usa muito a internet tem problemas psicológicos. A internet é uma ferramenta que apresenta muitas vantagens, informa e aproxima muitas pessoas.

O artigo abaixo, traz algumas informações bem interessantes.

ABREU, Cristiano Nabuco de et al . Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, n. 2, June 2008 . Available from . access on 13 Sept. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate